Conheça os nossos projetos

Atividades que dinamizamos em escolas, museus e bibliotecas

"Histórias com Música" - Oficinas de música e teatro musical para crianças   Partindo de um objeto artístico (uma pintura, um livro, etc.), é explorada em conjunto uma história que constitui o fio condutor destas oficinas de caráter contínuo (8 sessões). Esta história, transformada numa peça de teatro musical, é trabalhada em todas as sessões, nas quais são dinamizadas atividades multidisciplinares, nos domínios da música, artes plásticas e expressão corporal, tendo como fim a apresentação do musical ao público (pais e/ou outros convidados dos participantes). Assim, nas atividades relacionadas com a música, trabalham-se as canções da peça ao mesmo tempo que se exploram vários temas como o timbre dos instrumentos, a leitura das notas na pauta ou a escala musical. Nas atividades de expressão plástica, constroem-se os cenários, enquanto se estudam materiais, técnicas e se descobrem cores. Nos exercícios de expressão corporal, ensaiam-se coreografias, enquanto se praticam dinâmicas de grupo e representações mímicas.
A apresentação do musical tem lugar após a oitava e última sessão, na qual é oferecido às crianças um CD áudio com a gravação da sua participação. Estas oficinas têm como propósito sensibilizar para as várias perspetivas sobre um objeto artístico e as potencialidades da arte, estimular o interesse e a motivação dos participantes, proporcionar a imersão numa atividade com carácter de continuidade e âmbito interdisciplinar e promover a criatividade dos participantes.   Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos Locais: Escolas, Museus e Bibliotecas Contacte-nos para mais informações e marcações.

Outras atividades que dinamizamos na nossa escola

"Criatividade Aplicada à Música"   Este projeto tem como principal objetivo impulsionar a criatividade no aluno de modo a que no final do ano letivo tenha conseguido produzir um ou mais objetos artísticos. Desde a composição até à gravação, passando pelas artes gráficas, o aluno experimentará todas as fases que fazem parte do processo de editar um tema:
  • Composição (música e letra)
  • Arranjos (escolher instrumentos e estética)
  • Gravação
  • Mistura e masterização
  • Design para capa de CD
O aluno terá apoio em todas as fases sendo que será estimulado para tomar decisões criativas, o apoio do professor será de aconselhamento técnico e de oferecer sugestões que deverão ir ao encontro do que o aluno procura. A decisão final será sempre da criança.   Grupos de 3 a 6 alunos. Uma sessão por semana.

 

Projeto concebido e dinamizado por:

Carlos Martins Professor e músico Compositor da banda Caruma ( https://www.youtube.com/watch?v=Eok0XKdJtSA ) Trabalhou em Leiria, Marinha Grande e Caldas da Rainha desenvolvendo o projecto de Criatividade Aplicada à Música tendo gravado dezenas de canções compostas pelos alunos.   Contacte-nos para mais informações e inscrições.

Musicoterapia

 O que é a Musicoterapia

 

A Musicoterapia é um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover a sua saúde através de experiências musicais e da relação que se cria entre ambos como força dinâmica de mudança.  A Musicoterapia é levada a cabo por um profissional qualificado, procurando atingir objectivos não musicais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de forma sistematizada e continuada no tempo.    As sessões de musicoterapia têm uma periodicidade regular (normalmente semanal), podem ser individuais ou em grupo e têm uma duração entre 30 a 45 minutos.  

Para beneficiar de sessões de musicoterapia não é preciso qualquer formação musical nem se pressupõe a aprendizagem de um instrumento. O objectivo é a utilização da música com fins terapêuticos. Isto significa que as actividades são musicais, mas os objetivos são do domínio não musical.

Através da musicoterapia é possível intervir ao nível de diversas problemáticas, como por exemplo:

  • Pré-natal e perinatal;
  • Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
  • Perturbação do Espectro Autista;
  • Paralisia cerebral;
  • Crianças e adolescentes com perturbações emocionais e do comportamento;
  • Esquizofrenia;
  • Depressão;
  • Demência;
  • Cuidados Paliativos
  • e muitas outras áreas.

Horário disponível:

2ª das 15h às 17h30

3ª das 16h às 17h30

4ª das 15h às 17h30

Preço: 25€/sessão individual

Daniela Morais é mestre em Musicoterapia desde 2012 e tem trabalhado com grávidas, mães e filhos com menos de um ano de idade, crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Da sua experiência nesta área destaca-se o trabalho com crianças em idade escolar (com problemáticas ligadas à auto estima e comportamento, perturbação de hiperactividade e défice de atenção, perturbação do espectro autista, entre outras) doentes mentais institucionalizados e doentes em centro de reabilitação, integrada numa equipa multidisciplinar.Licenciada em Sociologia, com larga experiência ao nível do acompanhamento de projectos de intervenção social, principalmente ligados à saúde, nos últimos anos tem-se dedicado também à investigação ligada à musicoterapia. Tem também o curso complementar de piano. É membro dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Musicoterapia.