Conheça os nossos professores

Professores

Ágata Ricca

Natural do Porto, iniciou os seus estudos de piano com o professor Álvaro Teixeira Lopes. Terminou o curso de piano do Conservatório de Música do Porto, onde estudou com os professores Constantin Sandu, Eduardo Resende e Anne Marie Soares. Participou em diversas masterclasses e concursos, onde foi premiada. É licenciada em Direção Coral e Formação Musical, pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde se encontra a terminar o mestrado em Ensino da Música, na vertente de Direção Coral, com o professor Paulo Lourenço. A nível profissional, divide o seu tempo entre o ensino de piano e a direção de coros, sendo cofundadora do Ímpeto Ensemble e a responsável artística do coro do agrupamento de escolas de Rio Tinto.

 

Ana Paula Sousa

Natural da ilha de S. Miguel, iniciou os seus estudos musicais na Academia da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no qual concluiu o 8º grau em Violino com a nota de 18 valores. Licenciada na Escola de Superior de Música de Lisboa (ESML) na classe da professora Ana Manzanilla. Atualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na ESML. Selecionada para vários estágios de orquestra trabalhando com Christopher Bochmann, Jan Wierzda, Pedro Neves, César Viana, Paulo Lourenço, Jean Sebastian Bérreu, Rodolfo Saglimbeni, Alberto Roque. Também selecionada para fazer parte do Estágio Gulbenkian para Orquestra sob direção da maestrina Joana Carneiro. Integra a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Quadrivium, Orquestra da ESML e colabora com a Sinfonietta de Ponta Delgada e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. 

 

Cristina Pereira

Nasceu em Lisboa em 1990. Começou a estudar guitarra clássica aos 15 anos e violino aos 17. Quando terminou o ensino secundário seguiu o curso de Musicologia no ensino superior da Universidade Nova de Lisboa, onde aprendeu a tocar piano e teve aulas de canto e de teoria musical. Terminado o seu curso, começou a dar aulas na Escola Academia do Som, onde colabora desde 2012. É professora de Formação Musical e também do Curso Infantil, onde ensina os alunos mais novos, que já começam a demonstrar a sua aptidão musical aos 4 anos de idade.

 

Diogo Bach

Fez o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional, na classe do prof. António Wagner Diniz, é Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas (Teatro Música), pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e certificou-se com o 8º grau da Trinity College London em Teatro Musical com Distinção, após conclusão do curso de Teatro Musical da EDSAE. Vocalmente, estudou, também, com Helena Vieira, Rui Baeta, Maria Repas Gonçalves, e trabalhou, ainda, pontualmente, técnica com Pierre Mak, em canto lírico, com Mary Setrakian, em canto moderno, e com Adam Pettigrew, em técnica e repertório de teatro musical.  

 

Guilherme Pimenta

Guilherme Pimenta nasceu em Ribeira de Pena no ano de 1979. Iniciou os seus estudos de bateria na Escola de Música Colcheia Falante em 1997 onde teve aulas com o professor Paulo Rosa. Começou a lecionar aulas de iniciação à bateria mantendo os seus estudos fora da escola com o professor Rui Faustino. Em 2001 teve aulas com o baterista Vicky Marques e em 2015 efetuou um curso intensivo Yamaha na escola International Drum Academy com o baterista Michael Lauren. Nesse mesmo ano participou em 2 workshops com os bateristas Mike Johnston, nos Estúdios Nirvana, e com Russ Miller na loja Music Factory. No seu percurso entre 2007 e 2012 esteve envolvido em projetos de música com as bandas WinterMoon (2007), NAÇÃO VIRA LATA (2007), BOOSTER (2009) e A Jigsaw. Durante este tempo trabalhou também com grupo musical CONVERGÊNCIA (2009), H-ZÓLIO (2009), TRP (2010) E SUNS OF A GUN (2011). Em 2014 inicia um projeto a solo chamado ONE MEN/ONE DRUM/ONE SESSION. Paralelamente prossegue a sua atividade como professor de música desde 2007 tendo lecionado nas escolas, Agostinho Roseta, Largo do leão e agrupamento de escolas de Fetais, Colcheia falante e Escola de música Monte Abraão EMMA.

 

Guilherme Santana 

Natural de Odivelas, começou a tocar guitarra por volta dos 14 anos. Mais tarde teve a oportunidade de estudar e trabalhar na escola de Jazz do Hot Club de Portugal entre 2007 e 2011, onde teve aulas com os Professores Sérgio Pelágio, João Moreira, Vasco Agostinho, entre outros. Tem estado nos últimos anos ligado a várias bandas e projectos desde o R&B ao Rock, alternando entre o trabalho como Músico, Produtor, Sonoplasta e Operador de Som de Estúdio e Broadcast, trabalhando com músicos como Dany Silva, Ivan Lins, Nancy Vieira, Custódio Castelo.

 

João Leitão

Iniciou os estudos de guitarra clássica em 1995 na Academia de Amadores de Música, tendo depois ingressado na escola de música do Conservatório Nacional. Conta com mais de 15 anos de experiência de ensino, em guitarra clássica e elétrica.

 

Jorge Lopes Trigo

Nasceu em 1977, em Lisboa. Em 1994 iniciou os estudos musicais na SFUCO, tendo depois passado pela Senófila (actualmente JBJazz), pela ETIC, e pela escola de jazz do professor Jorge Lee (actualmente Interartes). Participou em workshops, masterclasses e clinics com Faust, Pat Mastelotto, Billy Cobham, Steve Gadd, e Cyro Baptista, entre outros. Fez o Curso de Gamelão para Músicos e Compositores, com Elizabeth Davis. Teve aulas particulares com Bruno Pedroso, Jim Black, Pedro Carneiro, e Michael Lauren, entre outros. Participou em discos de Rui Leitão / Valdjiu ("Around One", 2002), Urbano Oliveira ("People ‘n’ drums", 2004) e Bruno Broa - Oficina Salobra ("Nicht vergessen bruder - não esqueças irmão", 2013). Foi professor de percussão no Externato Carolina Michäelis, entre 2012 e 2016. Actualmente dá aulas de bateria, de expressão musical, e criou e orienta os ateliers “A bateria e a sua história” (no catálogo do Serviço Educativo do Museu da Música) e “Ritmania - iniciação à percussão (caseira ou não)”. Integra os colectivos Al-jiçç Quartet, O Quarto Fantasma, Fungaguinhos, Abztraqt Sir Q, Lisbon Soundpainting Orchestra, entre outros, além do seu projecto - exclusivamente dedicado à gravação e edição - Zschtog.

 

Júlia Beatriz

Natural de São Paulo (Brasil), atriz formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Passou a infância e a adolescência em cursos, aulas e apresentações teatrais, para além de ter feito Jazz (dança) durante 10 anos. Em 2009, entrou no curso de Artes Cénicas da Unicamp onde teve formação em diversas áreas: Interpretação, Dramaturgia, Teoria Teatral, Máscara, Danças Brasileiras, Técnicas Circences, Direção, entre outros, além de desenvolver a Iniciação Científica intitulada “Os solos cômicos de Marcelo Médici no espetáculo 'Cada um com seus pobrema'.”. Em 2012, fez intercâmbio na Goldsmiths College em Londres, onde estudou Teatro e Inglês e entre 2012 e 2013, fez outro intercâmbio no curso de Teatro da Universidade de Évora, onde estudou com o ator João Grosso. Formou-se em 2013 e em 2014 lecionou Teatro em aulas diárias e em workshops em diversas cidades do Estado de São Paulo para crianças, jovens e adultos, além de ter escrito e dirigido o espetáculo "Compre o meu trabalho e roube o meu futuro". Participou como atriz em festivais de teatro, curtas-metragens, diversos workshops da área teatral. Atualmente desenvolve um projeto pessoal como atriz na área audiovisual e integra o grupo Teatro das Nações.

 

Nicholas Ratcliffe

Estudou guitarra clássica com o Professor Fernando Guiomar na Academia de Artes e Tecnologias e na Academia de Amadores de Música entre 1994 e 2003. Em 2003 iniciou a licenciatura na Escola Superior de Educação, na Variante Educação Musical, que concluiu em 2007, tendo feito em paralelo cursos complementares com o pedagogo Jos Wuytack. Gravou, nesse período, o álbum Humana com o grupo Dwelling pela editora Equilibrium Music o qual promoveu nacional e internacionalmente. Em paralelo e desde 2002 é professor de guitarra, baixo e combo na Academia do Som e tem lecionado em diversas escolas como o Colégio Avé Maria, Externato Paula Vicente, Colégio Maristas de Carcavelos, Prime School, entre outros, como professor de Guitarra, Educação Musical e Expressão Musical. Em 2007 foi formador convidado na ação de formação “Educação Ambiental” destinada aos docentes do ensino básico do Colégio Casa Mãe no Porto. Tem escrito ao longo dos anos música para filmes com a participação de atores como André Gago, Pêpe Rapazote ou Virgílio Castelo, assim como para anúncios para Nike ou para a AMI, peças de teatro infantis para a associação Byfurcação Teatro, música para jogos ou hinos institucionais como o do festival Ludopolis, entre outros registos do meio audiovisual. Gravou, mais recentemente, o seu segundo disco, em julho de 2016, pela editora espanhola Discmedi com o grupo Café D'Alma no qual foi produtor, compositor, intérprete e letrista.

 

Susana Cabral

Natural de Coimbra, iniciou os seus estudos musicais em piano aos 10 anos musicais. Em 2006 ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian na classe de piano da Prof. Helena Galante e na classe de órgão do Prof. Domingos Peixoto, tendo terminado o 8º grau em 2011. Em 2010 ingressou na Licenciatura em Música – Performance em órgão, na Universidade de Aveiro, onde estudou órgão sob orientação da Prof. Drª Edite Rocha e música de câmara com a Prof. Drª Helena Marinho e o Prof. Jaime Mota. Em 2014 ingressou no Mestrado em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, sob orientação do Prof. Dr. António Mota, tendo terminado os seus estudos em órgão com a classificação de 18 valores. Desde 2009 que obteve experiência de ensino em diversas escolas de música do conselho de Aveiro e Coimbra, onde lecionou as disciplinas de piano e órgão. Participou em inúmeras audições e concertos das classes, enquanto aluna de piano e órgão do CMACG e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde trabalhou sob orientação de maestros como Ana Maria Ribeiro, Paulo Martins, António Vassalo Lourenço, Ernst Schell e Luís Carvalho. Frequentou diversas masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, de piano e órgão, com os professores Jorge Moyano, Eduardo Resende, Francisco José Monteiro, Álvaro Teixeira Lopes, Fausto Neves, Mário Laginha, Murray Maclachlen, Christopher Norton, Javier Artigas, José Luís González Uriol, António Mota, Pieter van Dijk, Luca Antoniotti e Johann Vexo. Recebeu, em 2009, o 2º prémio ex-aequeo, na Categoria A do XV Concurso interno de Piano do CMACG e, em 2016, uma menção honrosa na Categoria A do VI Concurso Regional de Órgão de Tubos de Joane, Famalicão. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Tânia Lopes

Professora de Piano e Educação Musical. Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório de Música de Lisboa. Prosseguindo os estudos de piano na Royal School of Music. Participou em diversas formações de pedagogia musical. Formando-se em educação musical, dá aulas de música na pré-escola, 1º ciclo e na Academia do Som desde 2005.